Mude de vida como fez… o Gilberto Trindade
Gilberto Trindade é um dos primeiros consultores da iad em Portugal e compartilha a sua jornada de transformação neste testemunho.
Hoje falamos de um dos mais valiosos recursos que está à disposição de todos os consultores imobiliários: um account manager (AM) dedicado.
Se está a ler este artigo é porque, muito provavelmente, ser consultor imobiliário independente na iad Portugal é uma opção que já considerou. Ou então não, e esta é a primeira vez que ouve falar deste projeto. Em todo o caso, continue connosco.
A iad Portugal é uma rede imobiliária de consultores independentes, cujo modelo de negócio foi desenhado para empreendedores. Usufruir de um plano de remuneração potencialmente ilimitado, ter formação gratuita desenvolvida por profissionais do setor, poder desenvolver uma equipa à escala internacional, e ter acesso a recursos e ferramentas digitais exclusivas, são apenas algumas das grandes vantagens de criar um negócio imobiliário com a iad.
Mas, neste artigo, vamos falar especificamente do papel de um account manager na iad Portugal.
RESUMO DO ARTIGO
O account manager é um colaborador da sede da iad Portugal (mais concretamente, do departamento de BackOffice) e que, nas palavras de Hugo Costa, responsável pela equipa, é, sem dúvida, o braço direito do consultor, desde o campo informativo até ao operacional.
Andreia Vicente, que também já fez parte desta equipa multidisciplinar, relembra que o AM é ainda a primeira linha de contacto com a equipa da sede, e a sua principal missão é dar suporte administrativo a todos os consultores.
Mas, na verdade, um account manager é muito mais do que isso!
Por vezes, ele também é o ombro amigo do consultor. É ele que o apoia e guia, utilizando todas as ferramentas disponíveis, de forma a garantir uma resposta clara e correta a todos os pedidos, ressalva Sílvia Magalhães, AM na iad Portugal desde 2018.
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Nenhum dia é igual ao outro e uma coisa é certa… Um account manager na iad Portugal tem sempre um dia agitado pela frente. Algumas das suas principais responsabilidades são as validações de CMI (contratos de mediação imobiliária) e de escrituras, lançamento de faturas e o atendimento por telefone e e-mail aos consultores.
Para garantir que todos os pedidos são atendidos o mais rapidamente possível, a iad Portugal implementou um sistema de atendimento automático de chamadas e ainda um sistema de tickets para as questões que são enviadas por e-mail. Desta forma, é garantido que nenhum consultor imobiliário fica sem resposta.
E claro, como todos os profissionais que fazem parte do universo iad, o dia nunca pode começar sem uma dose de boa disposição, até porque trabalhar na iad Portugal é uma alegria, nas palavras de Helga Magalhães, AM desde 2017 e recentemente promovida a BackOffice manager, supervisionando agora a atividade de vários AM.
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A resposta foi consensual e todos os account managers da iad Portugal reconhecem que o principal desafio à sua atividade é manterem-se atualizados e a par de todas as mudanças que ocorrem no setor. Só assim, é possível entender o que os consultores imobiliários fazem no terreno e assegurar respostas corretas a todas as suas questões.
O principal desafio é mantermo-nos sempre atualizados e a par de todas as mudanças, a fim de continuarmos a dar respostas corretas às questões dos consultores. É necessário estarmos tecnologicamente atualizados e atentos a todas as alterações na área de negócio. A constante evolução tecnológica e a automatização dos processos é cada vez mais um desafio, pois faz com que tenhamos de nos reinventar e continuar a mostrar a importância de ter uma pessoa por detrás da validação de processos.
Andreia Vicente
Proximidade, confiança, apoio e afinidade são algumas das palavras que descrevem bem a relação que os consultores imobiliários da iad Portugal têm com os respetivos account managers.
Helga Magalhães relembra também que o papel destes profissionais é tentarem sempre fazer parte da solução e nunca do problema.
Há um exemplo que costumo sempre partilhar e que responde diretamente à pergunta. É totalmente natural ouvirmos um AM atender um consultor e dizer algo como “ Olá, como estás? O teu filho está melhor?” Isto vale tudo para quem nos entrega a sua confiança e o seu esforço diário.
Hugo Costa, Head of BackOffice
A dimensão internacional do negócio é um aspeto que distingue o grupo iad dos demais players no setor imobiliário. Estando o grupo presente em Portugal, França, Itália, Espanha, Alemanha e México, é muito comum que uma equipa de consultores seja composta por profissionais de diferentes nacionalidades, que falam diferentes idiomas.
Contudo, a equipa do BackOffice está perfeitamente preparada para dar resposta a estas situações. Aquando da integração de um novo consultor na rede, é tida em conta a sua nacionalidade, e é-lhe atribuído, sempre que possível, um account manager que fale a mesma língua, relembra Sílvia Magalhães.
Em todo o caso, sendo o inglês a língua oficial do grupo, o atendimento e apoio aos consultores imobiliários nesse idioma está sempre garantido.
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