Blog » Imobiliário » Como utilizar a IA no setor imobiliário?
Como utilizar a IA no setor imobiliário?
O futuro parece estar cada vez mais próximo. Retirada de histórias de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) está agora presente no dia a dia de qualquer pessoa.
As empresas de diferentes indústrias têm feito uso desta potente ferramenta, reconhecendo as oportunidades que lhe pode oferecer, mas também tendo conhecimento das ameaças que pode representar.
No setor imobiliário, a inteligência artificial pode contribuir para a melhoria da produtividade, automatização de processos mais demorados e também nas relações e serviços com os clientes.
De certa forma, o setor imobiliário é ainda bastante tradicional. Apesar da sua constante mutação, do seu dinamismo e da inovação gradual que tem demonstrado, vários métodos tradicionais continuam a ser frequentemente utilizados, como, por exemplo, a palavra que é passada de boca em boca, entre vizinhos, amigos e conhecidos.
Contudo, a integração da IA no setor imobiliário promete uma aceleração e simplificação dos processos e uma revolução do mercado. Começando pela procura de imóveis, compra e venda, até ao desenvolvimento de documentos e investimentos.
No setor imobiliário, a IA vai permitir a otimização de procedimentos, a melhoria da produtividade e as experiências com os clientes. Mas como se pode aplicar esta tecnologia ao mercado?
O imobiliário é um mundo que vive de dados. A IA dispõe de algoritmos que permitem analisar grandes volumes de dados, como a previsão de tendências de preços, taxas de arrendamento, estimativas sobre localidades e imóveis e previsões da oferta e procura. Estas análises, posteriormente, podem ajudar os profissionais do setor a trabalhar de forma mais precisa.
Na agilização de processos, a inteligência artificial pode automatizar tarefas de cariz administrativo, como gestão de e-mails e documentos, preenchimento de formulários, compreensão de contratos e redação de relatórios. Deste modo, o profissional do setor imobiliário pode dedicar mais tempo a outras atividades.
As redes sociais e o marketing, um grande motor do trabalho dos consultores imobiliários, também pode ser trabalhada com a IA. Estes meios atuam como um canal direto de comunicação com o público, como uma plataforma para dar a conhecer os produtos e serviços que pode oferecer e também para a construção de uma relação com os clientes. A inteligência artificial, neste contexto, pode auxiliar na geração de textos e ideias, na criação de conteúdo ou na otimização dos mesmos.
No que toca ao trabalho com clientes, a IA pode atuar em diversas vertentes. Por exemplo, em recomendações personalizadas. Através de algoritmos, é possível oferecer recomendações personalizadas de imóveis aos clientes, tendo como base as suas preferências, como localização desejada, tipo de propriedade, faixa de preço e características específicas.
É também possível utilizar chatbots em sites imobiliários. Estes são softwares capazes de manter uma conversa em tempo real. Desta forma, clientes que entrem em contacto com a plataforma terão respostas imediatas, podendo também agendar visitas a propriedades e receber informações básicas sobre imóveis disponíveis.
Outra possibilidade mediante o uso da inteligência artificial é a criação de modelos tridimensionais de imóveis, visitas virtuais ou staging virtual. Por via desta tecnologia, é possível criar tours virtuais de propriedades ou criar modelos em formato 3D, permitindo que os clientes visualizem os imóveis de forma interativa e imersiva antes mesmo de agendar uma visita física. Além disso, é possível realizar staging virtual, mostrando como um espaço pode ser decorado e mobilado conforme as preferências do cliente.
A inteligência artificial pode ser aplicada no setor imobiliário de diversas formas e, certamente, novos formatos irão aparecer à medida que esta tecnologia continua a evoluir. Outras oportunidades surgirão para tornar os processos mais eficientes, simples e satisfatórios para todas as partes envolvidas.
No setor imobiliário, a credibilidade é um dos fatores mais decisivos para conquistar a confiança dos clientes. Afinal, comprar ou vender um imóvel é uma das decisões financeiras mais importantes na vida de qualquer pessoa, e, por isso, é fundamental que sintam que têm ao seu lado um consultor imobiliário em quem possam confiar plenamente […]
No mundo atual, a transformação digital é inevitável e, no setor imobiliário, isso não é diferente. Ao agilizar processos e fortalecer parcerias, a tecnologia permite um atendimento mais moderno, ágil e competitivo. Saiba tudo neste artigo!
Os eventos imobiliários, tal como outros eventos em setores de atividade distintos, são uma componente muito importante para o desenvolvimento do negócio, para estabelecer contacto com potenciais clientes e outros profissionais do setor imobiliário, para atrair novos talentos e para desenvolver competências. Mas para os empreendedores imobiliários – que são totalmente responsáveis pelo sucesso do […]
Para assinalar o Halloween de 2024, a equipa da Sede da iad Portugal marcou a diferença com a iniciativa “Halloween com sangue novo”. A 30 de outubro, os colaboradores da Sede da iad Portugal uniram-se para doar sangue, respondendo ao apelo recente sobre as reservas críticas em Portugal, com o stock de sangue em falta […]
O setor imobiliário oferece inúmeras oportunidades de carreira, destacando-se pela sua dinâmica constante e pela criação de emprego, mesmo em períodos de crise ou flutuações económicas, e, por vezes, até impulsionado por elas. Além disso, é um setor apelativo devido à variedade de áreas em que atua. Contudo, as profissões do setor imobiliário também são […]
O setor imobiliário em Portugal tem vivido um período de grande dinamismo, impulsionado por um fluxo crescente de investimento estrangeiro, pela procura turística e pelo aumento das transações no mercado residencial e comercial. Consequentemente, com este crescimento, surgem também várias oportunidades de carreira, algumas das quais oferecem remunerações bastante atrativas. Se está a considerar uma […]
A iad Portugal anunciou uma nova parceria com a Flexty, uma plataforma inovadora que permitirá aos consultores imobiliários da rede receber as suas comissões de forma antecipada. Esta colaboração visa garantir maior independência e estabilidade financeira aos profissionais do setor imobiliário, oferecendo-lhes mais controlo sobre os seus rendimentos. Assim sendo, com a implementação da Flexty, […]
É apaixonado pelo setor imobiliário, mas pergunta-se se tem o que é preciso para ser um bom consultor deste ramo? Gostaria de começar, mas tem medo de falhar? Não quer perder a sua credibilidade, nem o seu tempo (e como se costuma dizer, tempo é dinheiro)? Então, que qualidades são necessárias para trabalhar no setor […]
Gostaria de iniciar atividade no setor imobiliário por conta própria? Com o estatuto de empresário, pode trabalhar como consultor imobiliário independente. Este trabalho consiste em encontrar o imóvel certo para os seus clientes! Além disso, é uma profissão simultaneamente exigente e muito satisfatória, uma vez que o mercado imobiliário está a tornar-se cada vez mais […]
Os especialistas e profissionais do setor imobiliário entram, por vezes, em conflito quanto aos métodos e ferramentas de marketing que devem utilizar para serem mais eficazes: mais tradicionais ou mais atuais. No entanto, a experiência demonstra que é a combinação de todos os métodos que produz os melhores resultados. O que é que todas as […]
O setor imobiliário é dinâmico e cada vez mais atrativo para os profissionais devido às oportunidades de empregabilidade e de construção de carreira. Hoje em dia, existem várias profissões atrativas neste setor, que têm suscitado o interesse de perfis de diferentes áreas de atuação. Trata-se de um setor gerador de empregos e, ao contrário do […]