O feedforward pode ser aplicado no contexto de trabalho e na gestão de funcionários e colaboradores. Este conceito, de modo resumido, pode ser visto como um feedback voltado para o futuro.
Deste modo, este método tem como objetivo o desenvolvimento das competências dos profissionais com foco numa visão futura.
Neste artigo, explicamos este conceito e como poder aplicado no seu contexto profissional.
O feedfoward é um conceito utilizado para a orientação dos profissionais e para propor mudanças e alternativas que os ajudarão no seu desempenho e no seu desenvolvimento a longo prazo.
Enquanto o feedback se baseia no apreciação do que já aconteceu, ou no que já foi feito, de modo a gerar observações e orientações, o feedforward tem uma abordagem voltada para o futuro. Isto é, assinala as competências e habilidades que necessitam de ser trabalhadas e melhoradas para desenvolver o desempenho dos colaboradores.
Ou seja, ao invés de se focar em críticas do que já foi feito no passado, como o feedback muitas vezes é transmitido a um colaborador, este conceito tem em vista o que poderá ser feito no futuro.
Vantagens e benefícios
Este método, quando utilizado, pode trazer diversos benefícios para a sua equipa de trabalho. Uma vez que é aplicado para uma visão futura, promove uma melhoria contínua e uma aprendizagem constante.
Com essa procura por aprimorar as suas competências a longo prazo e com as críticas construtivas para o fazer, os colaboradores sentem uma maior motivação para melhor o seu desempenho, diminuindo, também, a probabilidade de possíveis conflitos.
Há várias formas de implementar e aplicar o feedforward na sua equipa de trabalho. No entanto, é sempre importante ter uma visão a longo prazo do seu negócio.
Por isso, este método aconselha a quem o aplica a não remoer o passado e ficar a repensar o que foi feito. O objetivo passa por direcionar o diálogo para o futuro. Utilizar uma frase como “O que pode ser feito de forma diferente no futuro?” é uma ótima formas de promover o diálogo com os colaboradores para encontrar soluções voltadas para o futuro.
Impulsionar conversas direcionadas para o futuro será sempre positivo para ambas as partes. Além de fomentar o pensamento crítico do colaborador, incentivando a partilha de ideias para que possa melhorar, é também importante dar sugestões práticas e aplicáveis, e demonstrar confiança nas capacidades dos elementos da equipa.
Assim como os diálogos são importantes, o feedforward também pode ser aplicado noutros momentos. Durante avaliações, por exemplo, de diferentes naturezas, os “erros” do passado podem ser utilizados como forma de discutir as competências dos colaboradores, ajudando a desenvolvê-las em projetos futuros.
Por outro lado, se desenvolver sessões de mentoria ou coaching, poderá utilizar o feedforward para auxiliar os colaboradores no seu autoconhecimento e a desenvolverem as suas metas e as atitudes que podem tomar para as alcançar.
O feedforward pode ser uma ferramenta muito poderosa no desenvolvimento das capacidades, competências e habilidades de uma equipa de trabalho. Promover o diálogo com criticismo construtivo auxilia o crescimento contínuo e a melhoria constante.
No setor imobiliário, a credibilidade é um dos fatores mais decisivos para conquistar a confiança dos clientes. Afinal, comprar ou vender um imóvel é uma das decisões financeiras mais importantes na vida de qualquer pessoa, e, por isso, é fundamental que sintam que têm ao seu lado um consultor imobiliário em quem possam confiar plenamente […]
Descubra como o evento Level Up 2024 reuniu consultores imobiliários para partilhar histórias de sucesso e promover o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal. Inspire-se!
O empreendedorismo é uma das principais forças que impulsionam a economia e a inovação no mundo. Existem várias abordagens para empreender, destacando-se especialmente duas: o empreendedorismo social e o empreendedorismo tradicional. Ambos têm como objetivo a criação de novas empresas e iniciativas, mas as suas motivações e resultados são distintos. Neste artigo, apresentamos as principais […]
Num mundo onde a tecnologia está em constante evolução, as redes sociais tornaram-se numa ferramenta indispensável para o sucesso em diversas áreas profissionais, e o setor imobiliário não é exceção. Com milhões de pessoas conectadas diariamente, as plataformas digitais oferecem oportunidades únicas para os consultores imobiliários se destacarem, interagirem com potenciais clientes e impulsionarem as […]
Mudar de carreira é uma decisão marcante, capaz de trazer uma nova luz à sua vida, com o poder de redesenhar o seu percurso, transformar a sua rotina, redefinir prioridades e abrir espaço para reavaliar as suas aspirações. Por isso, antes de seguir nesta nova direção — independentemente das razões que o movem — é […]
A procrastinação é um desafio comum que muitas pessoas enfrentam ao longo da sua jornada profissional, e pode ter um impacto significativo na produtividade e no desenvolvimento da carreira. Este comportamento, que muitas vezes surge da falta de motivação, do medo do fracasso ou da sobrecarga de tarefas, pode levar a um ciclo vicioso de […]
Os dados são claros: o nível de empreendedorismo em Portugal tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. No que diz respeito à criação de novas empresas, o nosso país destaca-se nos dados comparativos com os restantes membros da União Europeia. Segundo dados do Eurostat, Portugal sobressaiu entre os países da União Europeia ao registar […]
Centenas de pessoas, todos os anos, decidem criar a sua própria empresa e o seu próprio negócio. Contudo, é comum a surgirem dúvidas sobre em que ramo iniciar este novo percurso. Por isso, neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como empreender e quais os setores mais promissores, para criar a sua empresa atualmente. RESUMO […]
O brainstorming é uma técnica utilizada para gerar novas ideias e soluções para um determinado assunto. É um ótimo método para estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. Numa sessão de brainstorming, todas as ideias são incentivadas e discutidas, sem qualquer tipo de julgamento ou críticas. Através de um ambiente livre e […]
No atual competitivo mercado de trabalho, uma marca pessoal forte, com vista a destacar-se da concorrência, é essencial para alcançar os seus objetivos. Contudo, como é possível salientar a sua imagem de modo a atingir o sucesso desejado? Através da construção de uma marca pessoal forte e distinta. O conceito de Personal Branding tem somado […]
Construir uma marca pessoal que seja forte e impactante é de grande importância para o sucesso de um negócio. Quanto mais marcante e positiva for a nossa imagem, mais facilmente atrairemos clientes. É disso que se trata o Personal Branding, da construção de uma marca pessoal. Neste artigo, a iad explica este conceito, assim como […]
Verão, para muitos, é sinónimo de férias. Conhecer novos lugares, aproveitar os raios de sol na praia ou então descansar do ano de trabalho. Aproveite estes momentos de repouso e fora do ambiente profissional para expandir o seu conhecimento e estar ainda mais preparado quando voltar ao ativo. Estes livros de empreendedorismo vão auxiliar no […]