Três setores dinâmicos para empreender

Centenas de pessoas, todos os anos, decidem criar a sua própria empresa e o seu próprio negócio. Contudo, é comum a surgirem dúvidas sobre em que ramo iniciar este novo percurso.

Por isso, neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como empreender e quais os setores mais promissores, para criar a sua empresa atualmente.

Setor informático e tecnológico

O setor informático é bastante popular e interessante para iniciar o seu negócio. Trata-se de uma área muito dinâmica, sobretudo com o boom do teletrabalho, já que houve necessidade de criar espaço de trabalho em casa.

Além disso, é um ramo de atividade muito vasto, podendo-se empreender nas áreas de sistemas ou serviços informáticos, por exemplo.

Setor de e-learning

Com a chegada da pandemia e as suas consequências, foram vários os setores que se voltaram para o digital. Trabalhar a partir de casa e estudar a partir de casa, para evitar o contacto físico. A aplicação de restrições sanitárias como o teletrabalho, o confinamento e as regras de distanciamento social, transformou o acesso, tornando-o digital.

Apesar da crise já ter terminado, o setor digital continua em plena expansão. Os cursos de formação, por exemplo, continuam a manter-se digitais o que facilita a adesão da população. Visto que permite aprender, independente da distância e dos horários.

Tem uma competência específica e quer transmiti-la? Por que não desenvolver uma formação com formato e-learning? Embora a criação de conteúdos pedagógicos de qualidade exija trabalho e investimento, é também uma excelente forma de gerar rendimentos alternativos.

Setor imobiliário

 O setor imobiliário tem sido amplamente escolhido pela população para a criação de um negócio, uma vez existem diferentes opções disponíveis para quem deseja empreender nesta área.

Incentivados pelos benefícios fiscais, muitas pessoas investiram em imóveis para arrendar. Ao mesmo tempo que constroem o seu património, estes investidores geram rendimentos através do arrendamento dos seus imóveis.

As oportunidades também são numerosas para os empresários que procuram desenvolver-se num setor em plena expansão. As profissões no ramo imobiliário são diversificadas e estimulantes: peritos em diagnóstico imobiliário e consultores imobiliários são apenas algumas das possibilidades de criar a sua própria empresa!

A profissão de consultor imobiliário independente, por exemplo, está em constante expansão. Trata-se de um verdadeiro intermediário entre os clientes e as agências imobiliárias.

O consultor independente é responsável pela negociação e conclusão das vendas em nome de uma agência imobiliária, exercendo a sua atividade com recurso a uma licença profissional obrigatória (licença AMI).

O consultor idependente promove os imóveis que tem na sua carteira, coloca em contacto compradores e vendedores e acompanha toda o processo de transação. Para além de exercerem uma profissão dinâmica, os consultores imobiliários independentes gozam de uma total liberdade na organização do seu trabalho, quer em termos de horário como em termos de espaço.

O empreendedorismo tem sido a escolha de muitos portugueses. Criar o seu próprio negócio permite-lhes gozar de diversos benefícios que não teriam caso fossem colaboradores assalariados de uma empresa. Por isso, dê o primeiro salto e escolha um setor dinâmico para empreender e criar  a sua própria empresa.