Como as relações interpessoais impactam o setor imobiliário

As relações interpessoais são a base de qualquer profissão que contacte com o público e, por isso, tornam-se imprescindíveis e cruciais para o desenvolvimento de um negócio no setor imobiliário.

Apesar de todas as inovações que o marketing traz e que são fundamentais num negócio desta natureza, é na construção de relações sólidas e de confiança que reside o verdadeiro poder de um consultor imobiliário.

Descubra, neste artigo, como as relações interpessoais impactam o negócio imobiliário.

Construção de relações credíveis e de confiança

As relações humanas só se desenvolvem numa base de confiança. E ter um sentimento de segurança em relação a alguém, especialmente tratando-se de um negócio, apenas será possível construindo e fomentando os relacionamentos interpessoais numa base regular.

Além do desenvolvimento de conexões entre pessoas, a credibilidade também ditará o sucesso dos negócios. No setor imobiliário, estes envolvem valores muito elevados ao nível monetário, mas também muita expectativa pessoal, uma vez que se concretizam muitos sonhos de vida no momento de compra de uma casa.

Por isso, é de extrema importância a construção de uma relação credível e de confiança entre os consultores imobiliários e os seus potenciais compradores ou vendedores.

O desenvolvimento de relacionamentos seguros, transparentes e fiáveis trará mais tranquilidade e segurança ao cliente.

Apoio e fidelização de clientes

As relações já estabelecidas numa base de confiança mútua também irão impactar outros aspetos do relacionamento entre o cliente e o consultor. Por exemplo, na orientação e possível apoio emocional dos clientes.

Realizar transações imobiliárias, seja comprar ou vender um imóvel, podem ser processos desgastantes e que produzam altos níveis de fadiga e ansiedade a muitas pessoas.

Através de relações seguras, os profissionais do setor podem atuar como verdadeiros parceiros dos seus clientes, mostrando-se compreensivos e prestativos.

Além disso, os contactos interpessoais poderão resultar em clientes satisfeitos e, como consequência, numa reputação positiva para o consultor. Neste caso, causar uma boa imagem e um sentimento satisfatório em relação ao serviço prestado pode gerar fidelização, assim como referências e recomendações.

Capacidade de negociação e resolução de conflitos

Em qualquer relação profissional, é comum haver divergências de ideias, pensamentos e opiniões. E, em transações imobiliárias, há a necessidade de criação de acordos satisfatórios para ambas as partes.

Ao desenvolver relacionamentos humanos, conseguirá aperfeiçoar as suas capacidades de negociação, assim como as habilidades de resolução de conflitos.

Uma vez que tem uma relação mais profunda com os seus clientes, também terá um maior conhecimento das suas necessidades, gostos, perfil e personalidade. E, assim, poderá adaptar o seu discurso e negociação.

Networking

Algo essencial no mercado imobiliário é possuir uma ampla rede de contactos. As relações humanas, ou o conhecido networking, são o parceiro de qualquer profissional do setor imobiliário, sendo essencial e útil a curto e longo prazo.

Quanto maior e mais sólida for a sua rede de contactos, de outros profissionais do setor ou de clientes, maiores serão as oportunidades de fechar um negócio.

Por um lado, conhecerá outros profissionais, como advogados, fotógrafos e designers, que permitirão complementar a sua oferta de serviços. Por outro lado, com o aumento da rede de clientes, obterá uma maior fidelização e também referenciação de potenciais leads.

As relações interpessoais são a base do sucesso de quase todas as profissões. Em particular no setor imobiliário, as conexões humanas impactam fortemente todo o processo do negócio, começando pela construção de confiança e credibilidade com os clientes até à negociação eficaz com estes. Desenvolver e manter boas relações será o diferencial.

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