Blog » Empreendedorismo » Como conduzir um brainstorming: três segredos para o sucesso
Como conduzir um brainstorming: três segredos para o sucesso
O brainstorming é uma técnica utilizada para gerar novas ideias e soluções para um determinado assunto. É um ótimo método para estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Numa sessão de brainstorming, todas as ideias são incentivadas e discutidas, sem qualquer tipo de julgamento ou críticas. Através de um ambiente livre e dinâmico, é possível sugerir estratégias e soluções e debater de modo colaborativo.
Este método é, normalmente, utilizado em empresas, escolas, grupos de trabalho e estudos para encontrar soluções inovadoras para os desafios em mãos.
Descubra aqui três segredos para o sucesso de uma sessão de brainstorming.
Conduzir um brainstorming que seja eficaz envolve seguir alguns passos, que são fundamentais, para garantir que a sessão seja produtiva e criativa.
Por isso, para guiar e gerir uma reunião desse género, deve definir, de forma clara, um objetivo. Ou seja, o que vai ser discutido e sobre que tema vão ser discutidas ideias. É essencial que todos os participantes entendam o propósito e a intenção da sessão.
Além disso, defina uma pessoa para ser o moderador da reunião, na qual conduzirá a discussão e incentivará a que todos se sintam confortáveis em partilhar opiniões.
Uma das características chave de uma sessão de brainstorming é a liberdade, associada à dinâmica de um espaço sem julgamentos ou críticas.
É essencial, durante a sessão, criar um espaço no qual ninguém tenha receio de dizer o que lhe vem à mente e expor que não existem ideias “erradas” ou “absurdas”. A razão? Caso os participantes sintam medo de serem julgados ou criticados pelas suas ideias, a criatividade fica limitada e a quantidade de soluções será reduzida.
Quantidade e depois qualidade
Numa fase inicial de um brainstorming, o foco é a quantidade, sendo mais importante que a qualidade. O objetivo é estender, ao máximo, o número de possibilidades e sugestões, mesmo as mais inviáveis ou improváveis.
A quantidade deverá ser o fator principal através do qual, numa sessão, se deve conseguir reunir uma grande quantidade de opções.
Só depois desta fase inicial, a qualidade deve ser medida através de uma filtragem das ideias, tendo em conta os critérios impostos.
Além da quantidade de ideias, é também benéfica, e o caminho para uma bem-sucedida sessão de brainstorming, a diversidade de perspetivas.
Quanto maior a variedade de pessoas e mentalidades, mais rico será o processo criativo e a capacidade de gerar ideias. Por isso, estas sessões geralmente funcionam melhor em grupo.
Esses são três segredos que vão ajudar na criação de um ambiente criativo, dinâmico, produtivo e livre de pressão e julgamento. Assim, é quase garantindo que a sessão de brainstorming resulte em ideias inovadoras e de qualidade.
Num mundo onde a tecnologia está em constante evolução, as redes sociais tornaram-se numa ferramenta indispensável para o sucesso em diversas áreas profissionais, e o setor imobiliário não é exceção. Com milhões de pessoas conectadas diariamente, as plataformas digitais oferecem oportunidades únicas para os consultores imobiliários se destacarem, interagirem com potenciais clientes e impulsionarem as […]
Mudar de carreira é uma decisão marcante, capaz de trazer uma nova luz à sua vida, com o poder de redesenhar o seu percurso, transformar a sua rotina, redefinir prioridades e abrir espaço para reavaliar as suas aspirações. Por isso, antes de seguir nesta nova direção — independentemente das razões que o movem — é […]
A procrastinação é um desafio comum que muitas pessoas enfrentam ao longo da sua jornada profissional, e pode ter um impacto significativo na produtividade e no desenvolvimento da carreira. Este comportamento, que muitas vezes surge da falta de motivação, do medo do fracasso ou da sobrecarga de tarefas, pode levar a um ciclo vicioso de […]
Os dados são claros: o nível de empreendedorismo em Portugal tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. No que diz respeito à criação de novas empresas, o nosso país destaca-se nos dados comparativos com os restantes membros da União Europeia. Segundo dados do Eurostat, Portugal sobressaiu entre os países da União Europeia ao registar […]
Centenas de pessoas, todos os anos, decidem criar a sua própria empresa e o seu próprio negócio. Contudo, é comum a surgirem dúvidas sobre em que ramo iniciar este novo percurso. Por isso, neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como empreender e quais os setores mais promissores, para criar a sua empresa atualmente. RESUMO […]
No atual competitivo mercado de trabalho, uma marca pessoal forte, com vista a destacar-se da concorrência, é essencial para alcançar os seus objetivos. Contudo, como é possível salientar a sua imagem de modo a atingir o sucesso desejado? Através da construção de uma marca pessoal forte e distinta. O conceito de Personal Branding tem somado […]
Construir uma marca pessoal que seja forte e impactante é de grande importância para o sucesso de um negócio. Quanto mais marcante e positiva for a nossa imagem, mais facilmente atrairemos clientes. É disso que se trata o Personal Branding, da construção de uma marca pessoal. Neste artigo, a iad explica este conceito, assim como […]
Verão, para muitos, é sinónimo de férias. Conhecer novos lugares, aproveitar os raios de sol na praia ou então descansar do ano de trabalho. Aproveite estes momentos de repouso e fora do ambiente profissional para expandir o seu conhecimento e estar ainda mais preparado quando voltar ao ativo. Estes livros de empreendedorismo vão auxiliar no […]
O setor imobiliário é cada vez mais atraente para quem deseja mudar de profissão ou tornar-se mais autónomo. Este mercado continua a crescer em Portugal e mostra-se promissor, com uma forte capacidade de desenvolvimento e com um grande potencial de atração para investidores, tanto nacionais como estrangeiros. Por isso, são várias as pessoas que se […]
O feedforward pode ser aplicado no contexto de trabalho e na gestão de funcionários e colaboradores. Este conceito, de modo resumido, pode ser visto como um feedback voltado para o futuro. Deste modo, este método tem como objetivo o desenvolvimento das competências dos profissionais com foco numa visão futura. Neste artigo, explicamos este conceito e […]
A procrastinação é um “monstro” a ser combatido por muitos e já é bem conhecida pela sociedade. É uma luta que grande parte da população enfrenta. A tendência de adiar desnecessariamente tarefas e decisões afeta muitas pessoas, tanto na vida profissional, académica ou pessoal. Este fenómeno impacta diretamente a produtividade, tendo, de certa forma, uma […]
O revenue share é uma atividade que exige muito investimento e os potenciais benefícios podem ser bastante consideráveis. Há perguntas que podem surgir: “como se trabalha com este método?”, “este conceito é adequado para mim?”, ou “eu sou adequado para trabalhar neste modelo?”. Se se questiona sobre este assunto, continue a ler este texto porque […]