Empreendedorismo: histórias de sucesso no Level Up
Descubra como o evento Level Up 2024 reuniu consultores imobiliários para partilhar histórias de sucesso e promover o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal. Inspire-se!
Se tem ou se pretende criar o seu próprio negócio imobiliário, neste artigo, falamos da importância que o LinkedIn tem na concretização desse objetivo. Esta rede social tem vindo a ganhar cada vez mais força e assume-se hoje como uma ferramenta muito importante para profissionais de diversos setores de atividade.
O LinkedIn conta já com mais de 610 milhões de utilizadores espalhados por mais de 200 países e tem a particularidade de ser uma rede social dedicada a disseminar conteúdo de foro profissional. É ainda particularmente importante por permitir, de forma muito fácil, encontrar e comunicar com profissionais do ramo imobiliário, ou de outras áreas complementares, facilitando assim a criação de sinergias.
RESUMO DO ARTIGO
O personal branding, tema que abordámos em maior detalhe no artigo Tudo o que deve saber sobre personal branding, é o ato consciente e intencional de criar e influenciar a perceção pública de um profissional, tornando-o numa autoridade na área e fortalecendo a sua credibilidade e o fator diferenciação perante a sua concorrência direta.
No mercado imobiliário, que tende a ser bastante competitivo, este aspeto é imprescindível e o LinkedIn pode ser uma boa forma para profissionalizar a sua presença na esfera digital.
Por ser uma rede social criada e pensada para profissionais, grande parte das empresas e das marcas que lá estão têm um negócio alavancado no sistema B2B – Business to business.
Contudo, todas as pessoas, a certa altura das suas vidas, precisam de arrendar, comprar ou vender casa e é por esse motivo que qualquer consultor imobiliário deve trabalhar bem esta rede social.
Quem quer ser consultor imobiliário independente sabe que, a certa altura, terá de conseguir criar mecanismos que sustentem o crescimento da sua atividade. Na iad Portugal, existem diversas ferramentas à disposição de todos os consultores, e um sistema sólido que facilita o crescimento do negócio imobiliário de todos os empreendedores.
Contudo, se está afogado em processos administrativos, poderá querer considerar contratar uma assistente virtual para o apoiar, por exemplo.
O LinkedIn permite que, de forma muito fácil, consiga encontrar profissionais qualificados para as suas necessidades e que o processo de contratação seja bastante rápido e eficaz.
Ler mais: Conheça os freelancers que o vão ajudar a gerir o seu negócio imobiliário
Para além disso, numa rede como a iad Portugal onde o marketing multinível faz parte do ADN dos profissionais, é importante fazer crescer as equipas.
No LinkedIn, conseguirá encontrar profissionais qualificados que se interessem pelo ramo imobiliário e que queiram juntar-se à aventura de abrir empresa em Portugal e de trabalhar no imobiliário.
Mas não ficamos por aqui. O LinkedIn traz-lhe ainda o benefício de permitir disseminar conteúdo profissional, fazendo-o chegar a uma audiência específica. Se pretende atingir, por exemplo, pessoas que estão a trabalhar no imobiliário e que residem em Portugal, é possível. Isto permite-lhe ser mais assertivo na sua comunicação e nos seus objetivos profissionais.
Pelo facto de ser uma rede social com uma plateia tendencialmente mais qualificada e profissional, vai conseguir levar tráfego de melhor qualidade para o seu website ou página profissional. O que normalmente custa bastante dinheiro aos departamentos de marketing, pode ser facilmente conseguido através de uma estratégia constante e bem definida.
Lembre-se de que o LinkedIn é uma rede social profissional. Como tal, deve apostar na montra digital da sua marca pessoal e dar-lhe um aspeto cuidado. Pense no seu perfil como um cartão de visita. É a forma através da qual se apresenta aos outros profissionais e, por isso, as primeiras impressões são as que mais contam.
Tenha atenção à escolha da fotografia de perfil. Esta deve ser fiel à sua aparência no dia a dia e deve estar sempre atualizada. Utilize imagens com boa resolução e com as dimensões apropriadas. O seu rosto deve ocupar sensivelmente 60% da área total da fotografia, que não deve incluir outras pessoas nem backgrounds que possam desviar a atenção. Peça a alguém para lhe tirar a sua fotografia profissional num local que tenha boa iluminação.
A foto de capa é igualmente importante, uma vez que é o segundo elemento visual da sua página. Use este espaço para comunicar aquilo que lhe interessa e para contextualizar os profissionais que visitam o seu perfil.
Aqui não há regras e, na grande maioria das vezes, o valor de um profissional vai muito além do seu título ou cargo oficial. Por esse motivo, utilize a headline para comunicar as suas áreas de especialidade, para dizer o que faz e para mencionar quais são as suas áreas de interesse.
Certamente já ouviu falar do conceito de storytelling, certo? Esta técnica consiste em saber contar histórias, envolvendo a audiência ao longo de toda a narrativa.
Aplique esta técnica ao seu resumo no LinkedIn, que deve ser mais do que um mero parágrafo que lista o seu percurso e as suas competências. Transforme-o numa verdadeira história de vida e dê a conhecer à sua rede de contactos as suas motivações, aspirações e as suas conquistas. Envolva-os na história da sua vida.
Existem certas palavras que são frequentemente usadas e que acabam por, sem nenhum tipo de contexto, tornar-se demasiado cliché e vazias de significado. O LinkedIn revelou algumas das palavras-chave mais usadas pelos profissionais que têm uma página nesta rede social. Evidentemente que, se pretender, pode utilizá-las para se descrever mas, voltando à recomendação acima, ganhará muito mais com um resumo sólido, envolvente e cativante.
Pode começar por sincronizar a sua base de contactos com o LinkedIn, de forma a identificar os perfis dos profissionais que já conhece. Faça um pedido de conexão e envie uma mensagem personalizada a todos eles. Isto fará com que o LinkedIn consiga recomendar-lhe conexões com outros profissionais com um perfil semelhante.
Sempre que acabar uma reunião, pode ainda implementar o hábito de fazer um follow-up com os clientes ou parceiros com quem reuniu, através de um pedido de conexão no LinkedIn.
Identifique quais são as suas principais competências e inclua-as no seu perfil. Não vale a pena fazer uma lista demasiado longa, sob pena de torná-la irrelevante. Inclua apenas as competências nas quais é realmente forte e incentive a sua rede de contactos a deixar-lhe recomendações.
Esta nova funcionalidade do LinkedIn permite-lhe, no caso de ser empreendedor ou de ser consultor imobiliário independente, salientar todos os serviços que oferece aos seus clientes. Preencha esta secção e melhore a visibilidade do seu perfil.
O papel da referenciação é extremamente importante em contexto profissional e quanto melhores forem as recomendações dos seus parceiros de negócio e clientes, melhor será a sua reputação. Não seja tímido e peça uma avaliação aos seus contactos. Por outro lado, não se esqueça de retribuir a ação e de deixar recomendações aos profissionais que a merecem. Crie sinergias e estimule a interação no LinkedIn.
O LinkedIn dá-lhe a possibilidade de fazer pequenos testes de competências, de forma a que possa comprovar o domínio de um determinado tema. Estes testes online ajudam-no também a demonstrar, perante a sua rede de contactos, que se mantém atualizado e com vontade contínua de aprender. Por cada teste completado, pode receber crachás que ficam visíveis no seu perfil.
O LinkedIn tem ainda à disposição vários cursos online que dão acesso a um certificado de competências. Pode enviar notificações à sua rede de contactos sempre que o seu histórico de aprendizagem e competências for atualizado.
Partilhar conteúdo relevante com a sua plateia faz com que consiga trazer-lhe valor acrescentado. Mantenha uma postura ativa e construtiva e partilhe conteúdo profissional e pertinente. Adicione sempre um comentário às suas partilhas de conteúdo, e expresse o seu ponto de vista. Mesmo não concordando com uma determinada prespetiva ou situação, pode achá-la um bom caso de análise que vale a pena ser partilhado.
Não se esqueça ainda de ir comentando as publicações e de trocar impressões e comentários com outros utilizadores desta rede social. Aposte na interação e construa a sua autoridade de forma gradual e sustentada.
Se quer saber mais sobre esta rede social, sugerimos que conheça e siga o trabalho de Pedro Camarez, um dos maiores especialistas de LinkedIn em Portugal, que já fez uma sessão especialmente dedicada aos consultores imobiliários independentes da iad Portugal.
Utilize esta poderosa ferramenta e alavanque o seu negócio imobiliário.
Saiba mais: