Empreendedorismo: histórias de sucesso no Level Up
Descubra como o evento Level Up 2024 reuniu consultores imobiliários para partilhar histórias de sucesso e promover o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal. Inspire-se!
Já experimentou pesquisar no Google “gerir equipas remotamente”? Se já o fez, verá que existem mais de 240 mil respostas associadas a esta questão. Contudo, gerir equipas não é verdadeiramente uma tarefa fácil, nem mesmo para gestores ou managers mais experientes. Não é algo linear e exige que o manager tenha de adaptar-se à realidade da sua equipa e aos indivíduos que a compõem.
Se a isto somarmos o fator distância, a equação fica ainda mais complexa. Com a pandemia Covid-19 e com a mudança de paradigma que ela trouxe ao mercado de trabalho português, muitos gestores tiveram de acionar mecanismos para conseguirem manter as suas equipas motivadas, produtivas e em contínuo crescimento.
Na iad Portugal, por sua vez, os consultores imobiliários independentes que podem ser, ao mesmo tempo, managers de uma equipa, não sentiram a violência desta transição e encararam esta mudança com uma grande naturalidade. Afinal, esta é uma rede onde ser empreendedor está no ADN de todos os profissionais, e onde trabalhar de forma remota já faz parte do dia a dia.
Neste artigo, partilhamos todos os segredos dos managers mais experientes da iad Portugal sobre como fazer crescer e gerir equipas remotamente.
RESUMO DO ARTIGO
Gerir uma equipa, de forma remota ou tradicional, começa sempre por delinear expectativas claras e por passar os valores pelos quais a empresa se rege. Isto ajudará a sua equipa a estar alinhada (especialmente em contexto remoto) e a fazer com que a sua ética de trabalho se enquadre nos valores da empresa.
Ter esses valores bem definidos com a sua equipa também irá ajudá-la a saber como atuar em determinadas situações sem que, para isso, tenha de recorrer ao seu manager. Isto dará mais autonomia a todos os profissionais e fará com que, também os managers, tenham mais confiança em todos os elementos e saibam exatamente os momentos nos quais devem intervir.
E não se esqueça do mais importante: lidere através de ações.
Na iad Portugal, por exemplo, existem 8 valores-chave pelos quais todos os consultores imobiliários independentes da rede se devem reger. A saber: profissionalismo, confiança, coragem, humildade, lealdade, sabedoria, partilha e unidade.
Ser empreendedor na iad Portugal pressupõe a aceitação destes valores e são eles que permitem continuar a fazer crescer e a gerir equipas remotamente, priorizando as ações de acordo com o que é realmente importante: realizar sonhos.
Gerir uma equipa remotamente é mil vezes mais difícil quando os seus elementos não se enquadram no perfil desejado ou nos próprios valores da empresa. Por isso, tenha particular atenção aos profissionais que integra nas suas equipas. Por muito grande que seja a vontade de integrar mais pessoas e de ter uma equipa maior, seja seletivo e aposte em profissionais independentes, capazes de se gerirem a si próprios.
Não se foque unicamente nas competências técnicas uma vez que, com vontade e esforço, tudo se aprende.
Tenha ainda particular atenção a alguns dos aspetos mais valorizados nas equipas que operam remotamente, nomeadamente, auto-motivação, atitude positiva e predisposição para trabalhar em equipa.
Para além disso, aposte nos profissionais que são realmente apaixonados pelo ramo em que trabalham, uma vez que este é um dos motores mais poderosos para manter uma equipa coesa e produtiva.
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É importante que todos os elementos da sua equipa se sintam integrados, por isso, acolha as diferenças (sejam elas culturais, comportamentais, etc.) e valorize os diferentes pontos de vista e métodos de trabalho.
Numa empresa como a iad Portugal – que está integrada no grupo iad – é perfeitamente possível criar uma equipa de cariz internacional. Por isso, é muito frequente haver managers que fazem a gestão de equipas compostas por elementos de vários países distintos. Neste contexto, a diversidade cultural tende a ser maior nas equipas e, com isso, existe uma necessidade acrescida de respeitar e acolher as diferenças entre os seus profissionais.
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A boa comunicação entre membros de uma equipa e colegas é dos aspetos mais importantes para qualquer empresa ou manager de equipa.
Com a quantidade de ferramentas online e canais de comunicação que existem hoje em dia, é frequente que haja uma maior tendência para a desorganização e para uma comunicação ineficaz.
Não deixe que os elementos da sua equipa se sintam perdidos entre e-mails, mensagens em grupos Whatsapp, gestores de tarefas ou chats de redes sociais.
Privilegie os meios de comunicação oficiais da empresa e, se necessário, defina quais são os canais adicionais que vai utilizar para gerir a sua equipa remotamente. Desta forma, evitará que as mensagens se dispersem e será capaz de comunicar com todos os elementos da sua equipa de forma mais assertiva e eficaz (e vice-versa).
Quando os profissionais se sentem bem numa equipa, ainda que em contexto remoto, os resultados tendem a ser exponencialmente melhores. No fim da linha, mais negócios vão ser fechados e mais clientes felizes haverá.
Por isso, tente, sempre que possível, estabelecer ligações com os membros da sua equipa. Apoie-os tanto quanto lhe for possível – quer na esfera profissional, quer na pessoal (se houver espaço para tal).
Evidentemente que, em equipas grandes, é bastante difícil trabalhar a relação individual com todas as pessoas. Sugerimos, por isso, que acione mecanismos (ainda que automatizados) que façam os profissionais sentirem-se ouvidos e estimados.
Por que não enviar, por exemplo, um e-mail a todos os membros da sua equipa com um pequeno questionário? Perguntas simples tais como “De que conquistas te orgulhas este mês?”, “Quais estão a ser as tuas dificuldades?” ou “O que podemos melhorar em conjunto?” farão os profissionais da sua equipa sentirem-se ouvidos e, após analisar as respostas, conseguirá identificar os pontos a melhorar e partir para uma ação personalizada e individual.
Laços fortes entre membros de uma equipa criam-se, na maioria das vezes, quando as pessoas acabam por se relacionar também a nível pessoal.
É muito mais fácil trabalhar com colegas com quem se tem mais em comum para além do trabalho. A pergunta que se coloca é: como fazer isto em contexto remoto?
É verdade que trabalhar de forma remota não facilita ir tomar café ou beber um copo ao fim do dia com os colegas. Por isso, tire o máximo partido dos eventos ou reuniões corporativas anuais e incentive os membros da sua equipa a participar também. Estas são boas soluções para conviver e farão com que todos os profissionais se sintam mais ligados entre si.
Existem ainda outras soluções que pode (e deve) implementar ao longo do ano. Crie um canal específico dedicado à partilha de experiências pessoais. Assim, os membros da sua equipa poderã lá partilhar as novas receitas que experimentaram, os livros que leram e os quilómetros percorridos na sua última corrida. Outra opção é dinamizar atividades pontuais como, por exemplo, um escape room virtual ou jogos de verdade ou mentira.
Todas estas dicas são importantes, especialmente no que toca a trabalhar remotamente numa empresa caracterizada pelo marketing multi-nível. Nestas estruturas, saber gerir equipas é absolutamente fundamental, já que parte do seu negócio depende também da performance da sua equipa.
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