Como localizar e selecionar os melhores imóveis?

Enquanto profissional do setor imobiliário, a sua carteira de imóveis é altamente necessária para atrair clientes: quanto maior for o número de propriedades que possui em carteira, maior a diversidade e oferta terá para o seu cliente.

Contudo, é importante não captar o primeiro imóvel que lhe aparecer pela frente. É essencial localizar e selecionar as melhores propriedades disponíveis no mercado, para desenvolver e criar uma montra de imóveis de qualidade.

Então, como se deve localizar e selecionar os melhores imóveis? A iad Portugal explica.

Estude o mercado, a concorrência e as necessidades dos clientes

Tal como em diversas profissões, o consultor imobiliário deve estudar, constantemente, o seu mercado, para conhecer as suas necessidades e oportunidades.

É importante perceber a atualidade do mercado imobiliário nas zonas em que atua. As tendências, as variações de preço, as taxas de crescimento e a procura por certos tipos de imóveis são pontos que deverão ser analisados constantemente para entender quais as propriedades que poderão ser mais relevantes para angariar.

Por outro lado, a concorrência também deve ser observada. Saber como os seus concorrentes trabalham, o que oferecem e as estratégias que usam irá permitir ajustar e aprimorar ainda mais o seu trabalho.

Além disso, os clientes e as suas necessidades são o fator determinante, uma vez que são eles que vão ditar o sucesso da atividade do consultor. É importante entender o que procuram, como o perfil do imóvel, localização e preço, para auxiliá-los na busca de imóveis.

Avalie os imóveis

Antes de angariar novos imóveis para a sua carteira, é importante saber se estes estão em boas condições e se apresentam características interessantes para o mercado. Contudo, isso nem sempre é fácil descobrir através de fotografias e vídeos.

Por isso, faça visitas presenciais aos imóveis para avaliar as suas condições, a infraestrutura, envolvência e tudo o que for necessário. Assim, também será possível comparar com outros imóveis da região e perceber os preços praticados e a procura.

Utilize a Tecnologia e o Marketing

A tecnologia, que se mostra em constante evolução, é a ferramenta ideal para um consultor imobiliário. Através desta, torna-se mais simples localizar e selecionar melhores imóveis.

Poderá utilizar portais imobiliários, para auxiliar na procura de imóveis que estejam no mercado. Além disso, também pode utilizar softwares para gestão de leads e imóveis e acompanhar o processo de venda.

Por outro lado, a tecnologia pode ser uma grande aliada nas estratégias de marketing e comunicação. Através das redes sociais, é possível, por exemplo, investir em campanhas publicitárias, fazer publicações para um maior alcance e manter um contacto direto com os clientes.

Networking

Algo essencial para ter um grande conhecimento do mercado é uma ampla rede de contactos. Por isso, o networking será o “melhor amigo” de qualquer profissional do setor imobiliário, sendo essencial e útil a curto e longo prazo.

Quanto maior e mais sólida for a sua rede de contactos, mais oportunidades terá de ficar a conhecer novos imóveis no mercado, assim como possíveis clientes para os mesmos.

Localizar e selecionar os melhores imóveis irá depender do seu conhecimento do mercado e dos seus clientes. Além disso, a tecnologia, a comunicação e o networking são estratégias infalíveis para o efeito.