Blog » Imobiliário » Como localizar e selecionar os melhores imóveis?
Como localizar e selecionar os melhores imóveis?
Enquanto profissional do setor imobiliário, a sua carteira de imóveis é altamente necessária para atrair clientes: quanto maior for o número de propriedades que possui em carteira, maior a diversidade e oferta terá para o seu cliente.
Contudo, é importante não captar o primeiro imóvel que lhe aparecer pela frente. É essencial localizar e selecionar as melhores propriedades disponíveis no mercado, para desenvolver e criar uma montra de imóveis de qualidade.
Então, como se deve localizar e selecionar os melhores imóveis? A iad Portugal explica.
Estude o mercado, a concorrência e as necessidades dos clientes
Tal como em diversas profissões, o consultor imobiliário deve estudar, constantemente, o seu mercado, para conhecer as suas necessidades e oportunidades.
É importante perceber a atualidade do mercado imobiliário nas zonas em que atua. As tendências, as variações de preço, as taxas de crescimento e a procura por certos tipos de imóveis são pontos que deverão ser analisados constantemente para entender quais as propriedades que poderão ser mais relevantes para angariar.
Por outro lado, a concorrência também deve ser observada. Saber como os seus concorrentes trabalham, o que oferecem e as estratégias que usam irá permitir ajustar e aprimorar ainda mais o seu trabalho.
Além disso, os clientes e as suas necessidades são o fator determinante, uma vez que são eles que vão ditar o sucesso da atividade do consultor. É importante entender o que procuram, como o perfil do imóvel, localização e preço, para auxiliá-los na busca de imóveis.
Antes de angariar novos imóveis para a sua carteira, é importante saber se estes estão em boas condições e se apresentam características interessantes para o mercado. Contudo, isso nem sempre é fácil descobrir através de fotografias e vídeos.
Por isso, faça visitas presenciais aos imóveis para avaliar as suas condições, a infraestrutura, envolvência e tudo o que for necessário. Assim, também será possível comparar com outros imóveis da região e perceber os preços praticados e a procura.
Utilize a Tecnologia e o Marketing
A tecnologia, que se mostra em constante evolução, é a ferramenta ideal para um consultor imobiliário. Através desta, torna-se mais simples localizar e selecionar melhores imóveis.
Poderá utilizar portais imobiliários, para auxiliar na procura de imóveis que estejam no mercado. Além disso, também pode utilizar softwares para gestão de leads e imóveis e acompanhar o processo de venda.
Por outro lado, a tecnologia pode ser uma grande aliada nas estratégias de marketing e comunicação. Através das redes sociais, é possível, por exemplo, investir em campanhas publicitárias, fazer publicações para um maior alcance e manter um contacto direto com os clientes.
Algo essencial para ter um grande conhecimento do mercado é uma ampla rede de contactos. Por isso, o networking será o “melhor amigo” de qualquer profissional do setor imobiliário, sendo essencial e útil a curto e longo prazo.
Quanto maior e mais sólida for a sua rede de contactos, mais oportunidades terá de ficar a conhecer novos imóveis no mercado, assim como possíveis clientes para os mesmos.
Localizar e selecionar os melhores imóveis irá depender do seu conhecimento do mercado e dos seus clientes. Além disso, a tecnologia, a comunicação e o networking são estratégias infalíveis para o efeito.
O setor imobiliário oferece inúmeras oportunidades de carreira, destacando-se pela sua dinâmica constante e pela criação de emprego, mesmo em períodos de crise ou flutuações económicas, e, por vezes, até impulsionado por elas. Além disso, é um setor apelativo devido à variedade de áreas em que atua. Contudo, as profissões do setor imobiliário também são […]
O setor imobiliário em Portugal tem vivido um período de grande dinamismo, impulsionado por um fluxo crescente de investimento estrangeiro, pela procura turística e pelo aumento das transações no mercado residencial e comercial. Consequentemente, com este crescimento, surgem também várias oportunidades de carreira, algumas das quais oferecem remunerações bastante atrativas. Se está a considerar uma […]
A iad Portugal anunciou uma nova parceria com a Flexty, uma plataforma inovadora que permitirá aos consultores imobiliários da rede receber as suas comissões de forma antecipada. Esta colaboração visa garantir maior independência e estabilidade financeira aos profissionais do setor imobiliário, oferecendo-lhes mais controlo sobre os seus rendimentos. Assim sendo, com a implementação da Flexty, […]
É apaixonado pelo setor imobiliário, mas pergunta-se se tem o que é preciso para ser um bom consultor deste ramo? Gostaria de começar, mas tem medo de falhar? Não quer perder a sua credibilidade, nem o seu tempo (e como se costuma dizer, tempo é dinheiro)? Então, que qualidades são necessárias para trabalhar no setor […]
Gostaria de iniciar atividade no setor imobiliário por conta própria? Com o estatuto de empresário, pode trabalhar como consultor imobiliário independente. Este trabalho consiste em encontrar o imóvel certo para os seus clientes! Além disso, é uma profissão simultaneamente exigente e muito satisfatória, uma vez que o mercado imobiliário está a tornar-se cada vez mais […]
Os especialistas e profissionais do setor imobiliário entram, por vezes, em conflito quanto aos métodos e ferramentas de marketing que devem utilizar para serem mais eficazes: mais tradicionais ou mais atuais. No entanto, a experiência demonstra que é a combinação de todos os métodos que produz os melhores resultados. O que é que todas as […]
O setor imobiliário é dinâmico e cada vez mais atrativo para os profissionais devido às oportunidades de empregabilidade e de construção de carreira. Hoje em dia, existem várias profissões atrativas neste setor, que têm suscitado o interesse de perfis de diferentes áreas de atuação. Trata-se de um setor gerador de empregos e, ao contrário do […]
Ao integrar o setor imobiliário, como profissional do ramo, vai necessitar de diferentes ferramentas para o ajudar no crescimento do seu negócio. Além do seu foco e persistência, estes canais irão ajudá-lo a melhorar o seu desempenho e a direcioná-lo para o caminho do sucesso. Para ajudar os seus profissionais no trabalho diário, a iad […]
O que é afinal uma marca pessoal forte e como podemos alcançá-la?
Neste artigo, vamos explorar como criar uma marca pessoal poderosa e por que é essencial para profissionais do setor imobiliário.
As placas de “vende-se” são dos instrumentos de comunicação mais eficazes utilizados pelos profissionais do setor imobiliário. A um custo mais reduzido, dão visibilidade às casas, apartamentos ou terrenos à venda. Quais são os regulamentos aplicáveis? Como se coloca uma placa de consultor imobiliário? Onde pode ser impressa? A iad informa-o sobre as características específicas […]
As relações interpessoais são a base de qualquer profissão que contacte com o público e, por isso, tornam-se imprescindíveis e cruciais para o desenvolvimento de um negócio no setor imobiliário. Apesar de todas as inovações que o marketing traz e que são fundamentais num negócio desta natureza, é na construção de relações sólidas e de […]