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Como utilizar a IA no setor imobiliário?
O futuro parece estar cada vez mais próximo. Retirada de histórias de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) está agora presente no dia a dia de qualquer pessoa.
As empresas de diferentes indústrias têm feito uso desta potente ferramenta, reconhecendo as oportunidades que lhe pode oferecer, mas também tendo conhecimento das ameaças que pode representar.
No setor imobiliário, a inteligência artificial pode contribuir para a melhoria da produtividade, automatização de processos mais demorados e também nas relações e serviços com os clientes.
De certa forma, o setor imobiliário é ainda bastante tradicional. Apesar da sua constante mutação, do seu dinamismo e da inovação gradual que tem demonstrado, vários métodos tradicionais continuam a ser frequentemente utilizados, como, por exemplo, a palavra que é passada de boca em boca, entre vizinhos, amigos e conhecidos.
Contudo, a integração da IA no setor imobiliário promete uma aceleração e simplificação dos processos e uma revolução do mercado. Começando pela procura de imóveis, compra e venda, até ao desenvolvimento de documentos e investimentos.
No setor imobiliário, a IA vai permitir a otimização de procedimentos, a melhoria da produtividade e as experiências com os clientes. Mas como se pode aplicar esta tecnologia ao mercado?
O imobiliário é um mundo que vive de dados. A IA dispõe de algoritmos que permitem analisar grandes volumes de dados, como a previsão de tendências de preços, taxas de arrendamento, estimativas sobre localidades e imóveis e previsões da oferta e procura. Estas análises, posteriormente, podem ajudar os profissionais do setor a trabalhar de forma mais precisa.
Na agilização de processos, a inteligência artificial pode automatizar tarefas de cariz administrativo, como gestão de e-mails e documentos, preenchimento de formulários, compreensão de contratos e redação de relatórios. Deste modo, o profissional do setor imobiliário pode dedicar mais tempo a outras atividades.
As redes sociais e o marketing, um grande motor do trabalho dos consultores imobiliários, também pode ser trabalhada com a IA. Estes meios atuam como um canal direto de comunicação com o público, como uma plataforma para dar a conhecer os produtos e serviços que pode oferecer e também para a construção de uma relação com os clientes. A inteligência artificial, neste contexto, pode auxiliar na geração de textos e ideias, na criação de conteúdo ou na otimização dos mesmos.
No que toca ao trabalho com clientes, a IA pode atuar em diversas vertentes. Por exemplo, em recomendações personalizadas. Através de algoritmos, é possível oferecer recomendações personalizadas de imóveis aos clientes, tendo como base as suas preferências, como localização desejada, tipo de propriedade, faixa de preço e características específicas.
É também possível utilizar chatbots em sites imobiliários. Estes são softwares capazes de manter uma conversa em tempo real. Desta forma, clientes que entrem em contacto com a plataforma terão respostas imediatas, podendo também agendar visitas a propriedades e receber informações básicas sobre imóveis disponíveis.
Outra possibilidade mediante o uso da inteligência artificial é a criação de modelos tridimensionais de imóveis, visitas virtuais ou staging virtual. Por via desta tecnologia, é possível criar tours virtuais de propriedades ou criar modelos em formato 3D, permitindo que os clientes visualizem os imóveis de forma interativa e imersiva antes mesmo de agendar uma visita física. Além disso, é possível realizar staging virtual, mostrando como um espaço pode ser decorado e mobilado conforme as preferências do cliente.
A inteligência artificial pode ser aplicada no setor imobiliário de diversas formas e, certamente, novos formatos irão aparecer à medida que esta tecnologia continua a evoluir. Outras oportunidades surgirão para tornar os processos mais eficientes, simples e satisfatórios para todas as partes envolvidas.
No mundo atual, a transformação digital é inevitável e, no setor imobiliário, isso não é diferente. Ao agilizar processos e fortalecer parcerias, a tecnologia permite um atendimento mais moderno, ágil e competitivo. Saiba tudo neste artigo!
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