Empreender digitalmente no imobiliário ou abrir uma agência?

O setor imobiliário é cada vez mais atraente para quem deseja mudar de profissão ou tornar-se mais autónomo. Este mercado continua a crescer em Portugal e mostra-se promissor, com uma forte capacidade de desenvolvimento e com um grande potencial de atração para investidores, tanto nacionais como estrangeiros.

Por isso, são várias as pessoas que se convertem e começam a trabalhar neste ramo, tentando alcançar independência profissional e ser o “seu próprio chefe” e dono do seu negócio.

Entre algumas das dúvidas que surgem neste processo, a seguinte não é incomum: “Devo empreender digitalmente no imobiliário ou abrir uma agência?”.

Descubra algumas das vantagens e desvantagens de cada formato.

Abrir uma agência física

As agências imobiliárias são a forma mais tradicional de trabalhar neste setor. E há várias espalhadas pelo país. Esta presença local é uma das suas grandes vantagens.

Ao ser um local físico, pode ser mais fácil atrair clientes da região onde está, por conta da interação pessoal, que se revela outra vantagem. O contacto com os possíveis clientes facilita a construção de uma relação, assim como a confiança, o que poderá ser muito benéfico ao nível do negócio.

Por outro lado, há também algumas características que podem não ser tão apelativas para quem deseja abrir a sua própria agência imobiliária.

Começando pelos custos associados. Numa agência, será necessário pagar a renda do espaço (caso este seja arrendado), contas associadas ao local (água, energia, internet, etc.), manutenção, custos operacionais, e salários dos colaboradores.

E, se ter uma presença física pode ser favorável para o negócio, por conta do público local, a limitação geográfica poderá ser uma desvantagem. Estar numa certa localidade poderá limitar o alcance, tanto de possíveis imóveis, como de clientes.

Por fim, uma agência física também implica um horário de funcionamento. Tal poderá restringir oportunidades que surjam fora do horário comercial.

Empreender digitalmente

Por outro lado, com o avanço da tecnologia, há pessoas que preferem trabalhar completamente de forma digital. E, desse modo, também empreender no imobiliário é uma opção cada vez mais em voga.

Uma das vantagens de empreender digitalmente é a redução de custos operacionais, uma vez que, geralmente, não será necessário arrendar um espaço, o que diminui significativamente os gastos.

Além disso, uma presença digital permite ter um alcance maior e mais diversificado, tanto do público em geral, como dos locais.

A flexibilidade e a disponibilidade são outras características positivas de quem trabalha de modo 100% digital. Isto acontece porque terão maior facilidade em contactar os clientes a qualquer horário e, utilizando a tecnologia, poderão trabalhar a partir de qualquer local.

Contudo, há algumas desvantagens associadas. Com a era digital em que vivemos, o mercado torna-se cada vez mais competitivo e, por isso, é necessário ter um conhecimento técnico maior.

Para se conseguir destacar, irá necessitar de habilidades e competências em marketing digital, redes sociais e outras estratégias utilizadas no meio digital.

Por fim, meios digitais podem complicar a construção de relações de confiança, uma vez que há uma certa parte do público que prefere interações pessoais.

O que escolher?

A escolha entre abrir uma agência física ou empreender digitalmente no imobiliário vai depender das suas preferências. Porém, se ainda tem dúvidas do formato mais adequado para si, há algumas considerações que deve ter em conta.

Avalie o mercado na área e local onde pretende atuar. Avalie a procura e a oferta, assim como a concorrência existente. Além disso, entenda qual o perfil do seu público-alvo: se serão clientes mais jovens e propensos a utilizar os meios digitais ou clientes mais tradicionais.

O investimento que considera também o poderá ajudar na escolha. Defina o orçamento disponível para este projeto e avalie as melhores opções.

A decisão entre empreender digitalmente ou abrir uma agência física vai depender da avaliação pessoal do empreendedor. Ambos os modelos são válidos. Avaliar, de forma cuidadosa, todas as vantagens e desvantagens de cada um poderá ajudar na tomada de decisão.