Blog » Empreendedorismo » Empreender digitalmente no imobiliário ou abrir uma agência?
Empreender digitalmente no imobiliário ou abrir uma agência?
O setor imobiliário é cada vez mais atraente para quem deseja mudar de profissão ou tornar-se mais autónomo. Este mercado continua a crescer em Portugal e mostra-se promissor, com uma forte capacidade de desenvolvimento e com um grande potencial de atração para investidores, tanto nacionais como estrangeiros.
Por isso, são várias as pessoas que se convertem e começam a trabalhar neste ramo, tentando alcançar independência profissional e ser o “seu próprio chefe” e dono do seu negócio.
Entre algumas das dúvidas que surgem neste processo, a seguinte não é incomum: “Devo empreender digitalmente no imobiliário ou abrir uma agência?”.
Descubra algumas das vantagens e desvantagens de cada formato.
As agências imobiliárias são a forma mais tradicional de trabalhar neste setor. E há várias espalhadas pelo país. Esta presença local é uma das suas grandes vantagens.
Ao ser um local físico, pode ser mais fácil atrair clientes da região onde está, por conta da interação pessoal, que se revela outra vantagem. O contacto com os possíveis clientes facilita a construção de uma relação, assim como a confiança, o que poderá ser muito benéfico ao nível do negócio.
Por outro lado, há também algumas características que podem não ser tão apelativas para quem deseja abrir a sua própria agência imobiliária.
Começando pelos custos associados. Numa agência, será necessário pagar a renda do espaço (caso este seja arrendado), contas associadas ao local (água, energia, internet, etc.), manutenção, custos operacionais, e salários dos colaboradores.
E, se ter uma presença física pode ser favorável para o negócio, por conta do público local, a limitação geográfica poderá ser uma desvantagem. Estar numa certa localidade poderá limitar o alcance, tanto de possíveis imóveis, como de clientes.
Por fim, uma agência física também implica um horário de funcionamento. Tal poderá restringir oportunidades que surjam fora do horário comercial.
Empreender digitalmente
Por outro lado, com o avanço da tecnologia, há pessoas que preferem trabalhar completamente de forma digital. E, desse modo, também empreender no imobiliário é uma opção cada vez mais em voga.
Uma das vantagens de empreender digitalmente é a redução de custos operacionais, uma vez que, geralmente, não será necessário arrendar um espaço, o que diminui significativamente os gastos.
Além disso, uma presença digital permite ter um alcance maior e mais diversificado, tanto do público em geral, como dos locais.
A flexibilidade e a disponibilidade são outras características positivas de quem trabalha de modo 100% digital. Isto acontece porque terão maior facilidade em contactar os clientes a qualquer horário e, utilizando a tecnologia, poderão trabalhar a partir de qualquer local.
Contudo, há algumas desvantagens associadas. Com a era digital em que vivemos, o mercado torna-se cada vez mais competitivo e, por isso, é necessário ter um conhecimento técnico maior.
Para se conseguir destacar, irá necessitar de habilidades e competências em marketing digital, redes sociais e outras estratégias utilizadas no meio digital.
Por fim, meios digitais podem complicar a construção de relações de confiança, uma vez que há uma certa parte do público que prefere interações pessoais.
A escolha entre abrir uma agência física ou empreender digitalmente no imobiliário vai depender das suas preferências. Porém, se ainda tem dúvidas do formato mais adequado para si, há algumas considerações que deve ter em conta.
Avalie o mercado na área e local onde pretende atuar. Avalie a procura e a oferta, assim como a concorrência existente. Além disso, entenda qual o perfil do seu público-alvo: se serão clientes mais jovens e propensos a utilizar os meios digitais ou clientes mais tradicionais.
O investimento que considera também o poderá ajudar na escolha. Defina o orçamento disponível para este projeto e avalie as melhores opções.
A decisão entre empreender digitalmente ou abrir uma agência física vai depender da avaliação pessoal do empreendedor. Ambos os modelos são válidos. Avaliar, de forma cuidadosa, todas as vantagens e desvantagens de cada um poderá ajudar na tomada de decisão.
A procrastinação é um desafio comum que muitas pessoas enfrentam ao longo da sua jornada profissional, e pode ter um impacto significativo na produtividade e no desenvolvimento da carreira. Este comportamento, que muitas vezes surge da falta de motivação, do medo do fracasso ou da sobrecarga de tarefas, pode levar a um ciclo vicioso de […]
Os dados são claros: o nível de empreendedorismo em Portugal tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. No que diz respeito à criação de novas empresas, o nosso país destaca-se nos dados comparativos com os restantes membros da União Europeia. Segundo dados do Eurostat, Portugal sobressaiu entre os países da União Europeia ao registar […]
Centenas de pessoas, todos os anos, decidem criar a sua própria empresa e o seu próprio negócio. Contudo, é comum a surgirem dúvidas sobre em que ramo iniciar este novo percurso. Por isso, neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas sobre como empreender e quais os setores mais promissores, para criar a sua empresa atualmente. RESUMO […]
O brainstorming é uma técnica utilizada para gerar novas ideias e soluções para um determinado assunto. É um ótimo método para estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. Numa sessão de brainstorming, todas as ideias são incentivadas e discutidas, sem qualquer tipo de julgamento ou críticas. Através de um ambiente livre e […]
No atual competitivo mercado de trabalho, uma marca pessoal forte, com vista a destacar-se da concorrência, é essencial para alcançar os seus objetivos. Contudo, como é possível salientar a sua imagem de modo a atingir o sucesso desejado? Através da construção de uma marca pessoal forte e distinta. O conceito de Personal Branding tem somado […]
Construir uma marca pessoal que seja forte e impactante é de grande importância para o sucesso de um negócio. Quanto mais marcante e positiva for a nossa imagem, mais facilmente atrairemos clientes. É disso que se trata o Personal Branding, da construção de uma marca pessoal. Neste artigo, a iad explica este conceito, assim como […]
Verão, para muitos, é sinónimo de férias. Conhecer novos lugares, aproveitar os raios de sol na praia ou então descansar do ano de trabalho. Aproveite estes momentos de repouso e fora do ambiente profissional para expandir o seu conhecimento e estar ainda mais preparado quando voltar ao ativo. Estes livros de empreendedorismo vão auxiliar no […]
O feedforward pode ser aplicado no contexto de trabalho e na gestão de funcionários e colaboradores. Este conceito, de modo resumido, pode ser visto como um feedback voltado para o futuro. Deste modo, este método tem como objetivo o desenvolvimento das competências dos profissionais com foco numa visão futura. Neste artigo, explicamos este conceito e […]
A procrastinação é um “monstro” a ser combatido por muitos e já é bem conhecida pela sociedade. É uma luta que grande parte da população enfrenta. A tendência de adiar desnecessariamente tarefas e decisões afeta muitas pessoas, tanto na vida profissional, académica ou pessoal. Este fenómeno impacta diretamente a produtividade, tendo, de certa forma, uma […]
O revenue share é uma atividade que exige muito investimento e os potenciais benefícios podem ser bastante consideráveis. Há perguntas que podem surgir: “como se trabalha com este método?”, “este conceito é adequado para mim?”, ou “eu sou adequado para trabalhar neste modelo?”. Se se questiona sobre este assunto, continue a ler este texto porque […]
Obter uma maior liberdade financeira é um desejo comum. A possibilidade de não depender apenas do seu salário para as suas necessidades e desejos e não ter de fazer contas se o que ganha ao fim do mês é suficiente. Ter uma fonte de rendimento extra é um dos caminhos para conseguir ser financeiramente autónomo. […]
Abriu o seu negócio, tornou-se consultor imobiliário, mas ainda o gostaria de expandir e não sabe como o pode fazer? Procura novos desafios ou outros aspetos, como a autonomia e a liberdade? Ou então quer começar no ramo e não tem conhecimento de onde procurar ajuda? A iad Portugal pode ser a resposta para as […]