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Quais são as qualidades necessárias para ser um bom consultor imobiliário?
É apaixonado pelo setor imobiliário, mas pergunta-se se tem o que é preciso para ser um bom consultor deste ramo? Gostaria de começar, mas tem medo de falhar? Não quer perder a sua credibilidade, nem o seu tempo (e como se costuma dizer, tempo é dinheiro)?
Então, que qualidades são necessárias para trabalhar no setor imobiliário? Os melhores métodos de venda não serão suficientes se não trabalhar as suas capacidades pessoais.
Este artigo ajudá-lo-á a fazer um balanço. Poderá, então, tomar uma decisão informada sobre se ser consultor imobiliário é ou não adequado para si.
As competências pessoais são das qualidades mais importantes a serem desenvolvidas. E, como pode imaginar, são essenciais para ser um consultor imobiliário. É claro que isto significa ser sociável, mas vai além disso.
Enquanto consultor imobiliário, é um profissional da área. Entra regularmente em contacto com os seus clientes e potenciais. Por isso, tem de ser sociável – faz sentido! Mas também precisa de comunicar o seu desejo de ajudar e aconselhar. Isso tem de se refletir na forma como se comporta e nas palavras que utiliza.
Uma pessoa com boas competências pessoais tem muito mais probabilidades de se adaptar às situações, evitar ou resolver conflitos, e ganhar a confiança e o respeito dos outros. Deve sentir-se à vontade com as pessoas, criando relações cordiais e mantendo-se profissional. Tudo isto contribuirá para a sua boa reputação. E uma boa reputação na profissão ajudá-lo-á a crescer e a prosperar.
Além disso, ser um bom ouvinte é uma característica fundamental. Saber ouvir os seus clientes é essencial se quiser ser um bom consultor imobiliário. Porquê? Durante uma transação imobiliária, o profissional do setor tem o dever de aconselhar. Atua como intermediário entre os vendedores e os futuros compradores. Deve prestar aos seus clientes o melhor apoio e aconselhamento possível.
Ser um bom ouvinte permitir-lhe-á discernir as necessidades, os receios e as expectativas dos seus clientes. Isto dar-lhe-á uma melhor compreensão dos seus projetos, permitindo-lhe responder mais eficazmente às suas necessidades.
Por outro lado, enquanto consultor imobiliário, é necessário estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes. Como é que isso acontece? Sendo honesto e comportando-se de forma ética. Estas qualidades são essenciais para trabalhar no setor imobiliário. Quer se trate de compradores ou de vendedores, devem ser objetivos nas suas estimativas e conselhos. E não dizer aos clientes o que eles querem ouvir. Seja transparente. Explique-lhes a realidade do mercado, as ações empreendidas e os serviços prestados. Cuide das suas relações com os seus parceiros e clientes, mas também com os outros profissionais com quem trabalha.
A coragem é também uma qualidade essencial para um consultor imobiliário. Por que é que precisa de coragem? Porque vai ter de fazer prospeção para encontrar novos imóveis para vender. Terá de pegar no telefone e entrar em contacto com potenciais clientes.
Rigor
O rigor é outra qualidade que deve dominar para se tornar consultor imobiliário. Esta qualidade exprime-se em várias facetas da profissão, como na gestão da carteira de clientes e compradores, onde deve manter um registo de todos os seus contactos de compradores.
Por outro lado, a gestão de ficheiros e regulamentação também é importante. A mediação imobiliária implica conhecer as regulamentações técnicas, jurídicas e legislativas. No centro da transação imobiliária, o profissional é a pessoa em quem o cliente pode confiar todas as suas dúvidas e preocupações. Ao elaborar um dossier, o consultor deve estar atento e ser particularmente rigoroso em relação a todos os pormenores. Todas as informações devem ser verificadas e verdadeiras, sob pena de ser responsabilizado por falta de aconselhamento.
A diplomacia é outra qualidade essencial para um consultor imobiliário. Este profissional terá de lidar com clientes exigentes, com expectativas irrealistas, que podem até estar relutantes em ouvir conselhos profissionais.
Por exemplo, os vendedores tendem, muitas vezes, a sobrevalorizar as suas propriedades. Ajudá-los a perceber que o seu imóvel não está ao preço certo exige diplomacia e tato. É necessário ser diplomático e ter tato no seu apoio e nas suas explicações. Assim, pode ajudá-los a raciocinar e a compreender que algumas das suas exigências são irrealistas.
Organização
Saber gerir o seu horário é essencial para ser um bom consultor imobiliário. Quando se inicia na profissão, há muitas tarefas a realizar: formação, procura de imóveis para venda, emissão de documentos, procura de compradores, visitas a imóveis, entre outras atividades.
Portanto, se quer ter sucesso nesta profissão, a organização é essencial. Anote as suas tarefas e compromissos na sua agenda. Estabeleça prioridades para as suas ações. Ocupe-se primeiro das tarefas mais importantes.
No setor imobiliário, 20% do que faz gera 80% do seu volume de negócios! Por isso, concentre-se nos 20% que lhe darão resultados. Estabeleça um calendário claro. Caso contrário, corre o risco de se perder nas tarefas que tem em mãos e de se encontrar numa situação de perda.
Perspicácia
A compra ou venda de um imóvel é, muitas vezes, uma decisão delicada e um processo complexo. É claro que precisa de fazer perguntas, mas é importante saber como fazer as perguntas certas, porque as respostas vagas e evasivas escondem, muitas vezes, a raiz do problema.
Ouvir e perceber andam, constantemente, de mãos dadas. Como consultor imobiliário, é necessário saber ouvir para compreender melhor os seus clientes. Ser capaz de analisar e compreender as expectativas e as necessidades de um comprador ou de um vendedor ajudá-lo-á a negociar com sucesso.
Profissionalismo
Ser um bom consultor imobiliário implica profissionalismo. É importante ter em mente chegar a horas a um compromisso, vestir-se adequadamente, conhecer cada um dos seus imóveis, antecipar as perguntas dos seus clientes.
Pode estar a perguntar-se porque é que a curiosidade é uma condição prévia para ser um bom consultor imobiliário.
Quando se trata da legislação, é necessário manter-se atualizado. As leis do setor imobiliário mudam regularmente e cada situação é diferente. Por isso, mantenha-se atento! Também deve ser curioso em relação aos seus clientes, mas não indiscreto! Conhecer bem os projetos dos seus clientes ajudá-lo-á a satisfazer as suas necessidades da forma mais eficaz possível. Isto também pode conduzir a novas propriedades para venda ou a uma proposta de compra! Um comprador também pode ser um vendedor.
Se não perguntar, não saberá o que o cliente está à procura ou o que tem para oferecer. Por isso, um bom consultor imobiliário faz perguntas!
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