Sinais de “vende-se” em imóveis: o que precisa de saber

As placas de “vende-se” são dos instrumentos de comunicação mais eficazes utilizados pelos profissionais do setor imobiliário.

A um custo mais reduzido, dão visibilidade às casas, apartamentos ou terrenos à venda. Quais são os regulamentos aplicáveis? Como se coloca uma placa de consultor imobiliário? Onde pode ser impressa?

A iad informa-o sobre as características específicas destes sinais imobiliários.

“Vende-se”. Há algum regulamento para estes sinais?

A instalação de um placa de cariz imobiliário numa via pública encontra-se sujeita à regulamentação ativa da publicidade colocada no exterior.

Este instrumento de comunicação, utilizado pelos consultores do setor imobiliário, trata-se de um suporte que contém publicidade, incorpora, por norma, texto e imagens, e objetiva atrair o público, sendo colocado no exterior para ser visível para a via pública.

Com estas características, estas placas terão que respeitar os regulamentos das Câmaras Municipais onde estejam localizados os imóveis. E, por isso, é necessário verificar os pedidos de licenciamento local e pedir autorização prévia à autarquia para a colocação do sinal.

Por que colocar uma placa de “vende-se” num imóvel?

A instalação de um sinal imobiliário com publicidade ao imóvel pode trazer vários benefícios ao seu negócio. Esta placa irá ajudá-lo a aumentar a visibilidade do imóvel que tem na sua carteira, assim como a notoriedade do profissional do setor que trata da propriedade.

Apesar destas placas estarem a ser alvo de algum descrédito, pela ampla utilização dos modelos digitais, continuam a alcançar alguns nichos de mercado, por exemplo, todos os que não faça tanto uso de portais imobiliários na internet.

Além disso, representam também um tipo de publicidade local, captando a atenção de quem passa na via pública.

Contudo, para que a placa de “vende-se” dê os frutos desejados, é necessário ter cuidados extras com a sua produção.

Por isso, utilize materiais resistentes e um design chamativo, mas de fácil compreensão e interação com o anúncio. Pode, inclusive, optar por implementar um QR code no seu anúncio.

Além disso, destaque os seus contactos na placa. Assim, poderá criar um canal de comunicação com potenciais interessados no imóvel e adicioná-los à sua rede de contactos para oportunidades futuras.

Como utilizar a placa de “vende-se”

A impressão de uma placa imobiliária é uma etapa essencial do processo, uma vez que vai determinar o bom ou mau aspeto do cartaz. Não se esqueça que fazem parte da sua marca pessoal! A melhor maneira de obter um bom acabamento e uma ótima qualidade de cor é utilizar impressoras e materiais profissionais.

Para a instalação de um sinal imobiliário, utilize materiais que permitam pendurar a placa onde quiser (portões, varandas, grades, portas) e que sejam resistentes ao vento, chuva e outras atmosferas meteorológicas.

Não se esqueça de escolher bem o local onde vai fixar a placa “vende-se”. Este deve ser visível para o maior número de pessoas possível.

Um sinal de “vende-se” poderá ser um método com um grande potencial para mais facilmente vender um imóvel, pois consiste numa constante publicidade da propriedade ativa no mercado, assim como do profissional que a apresenta.  

Saiba mais:

  • Sem categorias