Texto do anúncio imobiliário: por que não deve ser ignorado

Os especialistas e profissionais do setor imobiliário entram, por vezes, em conflito quanto aos métodos e ferramentas de marketing que devem utilizar para serem mais eficazes: mais tradicionais ou mais atuais.

No entanto, a experiência demonstra que é a combinação de todos os métodos que produz os melhores resultados. O que é que todas as ferramentas de marketing e comunicação têm em comum? O texto promocional.

Porquê dedicar uma atenção especial a este conteúdo? Como é que este conteúdo deve ser orientado: comunicação, target, definição da sua persona, informação? Quais são os seus objetivos? O que é que faz com que o seu texto funcione ou não?

Eis algumas razões para ter cuidado com o seu texto descritivo e algumas formas de o fazer.

Gerar conhecimento e conexões

Uma das razões para cuidar do seu texto de anúncio é aumentar o número de contactos que estabelece. Assim, conseguirá ter ao seu alcance um leque mais amplo de conexões com quem trabalhar e, potencialmente, aumentar os seus rendimentos.

Além disso, este texto, pormenorizado ou curto, é sempre uma forma de passar uma imagem sua, da sua experiência e conhecimento do mercado. Dar-se a conhecer fará com que possíveis clientes se tornem mais propensos a contactá-lo.

Assim, se o cliente o conhece, também começa a criar uma relação que poderá tornar possível confiar-lhe o seu projeto imobiliário.

Impulsionar o fluxo de atividade

Um texto promocional, que seja completo e bem redigido, pode ajudá-lo a gerar mais tráfego na sua atividade e a multiplicar a sua visibilidade sem esforços adicionais.

Em textos digitais, a sua otimização através de técnicas de SEO – Search Engine Optimisation – fará com que as suas referências apareçam nas posições cimeiras numa pesquisa nos motores de busca.

Existem muitas técnicas de otimização dos textos digitais que permitem melhorar a sua visibilidade e, consequentemente, aumentar os seus contactos, tais como inserir hiperligações.

Poupança de tempo

A prospeção é uma parte demorada e, por vezes, frustrante na atividade de um consultor imobiliário.

A prospeção tradicional, ou porta-a-porta, requer preparação e tempo, além de oferecer um número limitado de resultados. A criação de uma estratégia de marketing eficaz é essencial.

Redigir o melhor texto promocional possível requer tempo, mas será eficaz em termos de retorno. Além disso, pode ser utilizado como base para desenvolver a sua campanha de marketing, utilizando uma variedade de meios, incluindo newsletters, redes sociais e publicidade em outdoors.

Como otimizar o texto promocional para aumentar o número de contactos

Para ser eficaz e atingir o público-alvo, o seu texto publicitário tem de ser cuidadosamente pensado. Deve também ser integrado numa estratégia de marketing e utilizado de forma coerente em diferentes suportes.

Então, como é possível otimizá-lo? Direcione o tema. Poderá falar de si, das suas atividades e competências ou então dos seus potenciais clientes. A escolha entre estas duas opções depende do contexto. Por exemplo, se a sua área de influência for muito heterogénea, é preferível concentrar-se na apresentação das suas competências e serviços.

Por outro lado, se se tratar de um público mais homogéneo, pode direcionar a sua mensagem para as suas questões e caraterísticas específicas (famílias, jovens casais, reformados).

É essencial utilizar argumentos que o diferenciem dos restantes consultores imobiliários. Num setor muito competitivo, só se destacará se trouxer algo diferencial para a mesa.

Pode apoiar eficazmente o seu discurso, por exemplo, com números de transações concluídas ou o tempo necessário para vender. Ou então, os idiomas que fala, a sua disponibilidade e os seus conhecimentos.

Também deverá considerar o ponto de vista dos clientes. Se se dirige a quem vai vender, utilize argumentos como a exatidão das suas estimativas, a rapidez com que as transações são concluídas e a orientação das visitas.

Se o seu alvo for quem procura comprar, destaque as suas necessidades, como número de espaços ou outras características adicionais do imóvel.

Outras considerações

Caso invista num texto promocional em papel, tenha cuidado com a apresentação. A qualidade do papel é tão importante como a qualidade das fotografias ou dos gráficos que acompanham o texto.

Os elementos visuais devem refletir o texto e, por isso, têm de estar completamente concordantes. Da mesma forma, adapte o tom aos seus clientes. Uma apresentação clássica e sóbria irá certamente inspirar a confiança de uma faixa etária mais madura. Um sentido de humor peculiar, por outro lado, funcionará com os clientes mais jovens. 

Para as suas publicações digitais, é essencial pensar na otimização digital do texto. A escolha das palavras-chave e a inserção de hiperligações e de outras ações devem ser cuidadosamente consideradas.

Além disso, o seu texto promocional deve ser adaptado ao meio. Por exemplo, o conteúdo não pode ser colocado numa rede social e ser utilizado, no mesmo formato, num meio impresso. A sua mensagem deve ser idêntica de um meio para outro, mas não na forma.

O seu texto promocional é um importante meio de contacto com um potencial cliente. E, por isso, deve ser cuidadosamente elaborado. Tenha atenção aos detalhes mencionados para alcançar os seus objetivos com sucesso.