Como transitar para um trabalho remoto com sucesso

Como transitar para um trabalho remoto com sucesso

O trabalho remoto sempre foi uma realidade (ainda que muito tímida) em Portugal. Contudo, foi apenas com a pandemia Covid-19, que forçou profissionais de muitas empresas a terem de trabalhar remotamente, que este modelo provou que era possível continuar a manter os mesmos níveis de produtividade e de desempenho… a partir de casa.

Porém, esta forma de trabalhar não é uma novidade para os consultores imobiliários da iad Portugal que, desde sempre, o fizeram remotamente, a partir da sua zona geográfica preferencial.

São inúmeros os benefícios do trabalho remoto para profissionais, empresas e até para o planeta!

4 Benefícios do trabalho remoto

Redução da pegada ecológica

Antes de mais, ao desvincular-se do compromisso diário de ter de se deslocar até um escritório, é possível reduzir drasticamente a sua pegada ecológica. Pegar no carro todos os dias não só contribui para o aumento de tráfego nos grandes centros urbanos (que é, cada vez mais, um problema), como também para uma maior emissão de gases poluentes. Por isso, podemos afirmar que trabalhar remotamente é sempre uma opção mais sustentável.

Redução de custos para profissionais e organizações

Ora, menos deslocações é sinónimo de uma poupança significativa ao fim do mês. Numa altura fortemente marcada pela inflação e pelo aumento dos combustíveis, é muito natural que todas as funções que dispensem uma ida ao escritório e que possam ser feitas a partir de casa, se traduzam numa redução de custos significativa.

Na iad Portugal, até o trabalho de prospeção imobiliária pode ser feito online, com recurso a ferramentas digitais exclusivas. Os consultores imobiliários apenas se deslocam ao terreno quando o negócio o justifica (para visitas, assinaturas de contratos, etc.).

Por sua vez, as empresas, ao terem menos profissionais nas suas instalações, também beneficiam de uma redução de custos significativa.

Aliás, o grupo iad sempre viu isto como uma grande vantagem e, desde o início, se distinguiu dos seus concorrentes graças à desmaterialização das agências tradicionais (ou seja, não há lojas físicas abertas ao público) e à grande aposta nas montras digitais.

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Otimização do tempo

Para além disto, trabalhar remotamente também faz com que quem costumava passar várias horas no trânsito, consiga poupar esse tempo e utilizá-lo para fazer coisas mais produtivas.

Imagine um profissional que todos os dias demora, em média, uma hora a chegar ao seu local de trabalho. Numa semana, estamos a falar de dez horas gastas em deslocações! Já imaginou tudo o que conseguiria fazer com este tempo?

Mais harmonia entre as esferas profissional e familiar

E é por isso que, otimizando o tempo, vai ser mais fácil conseguir manter a harmonia entre a sua esfera profissional e familiar. Pequenas coisas como preparar as refeições mais cedo, aproveitar para ir ao supermercado ou ao ginásio na hora de almoço, ou ainda conseguir almoçar em família, são alguns dos privilégios que o trabalho remoto veio trazer e que, no final do dia, fazem toda a diferença.

7 Estratégias para transitar para um trabalho remoto mais facilmente

Mas, para quem não está totalmente habituado a este regime, o trabalho remoto também pode trazer muitos desafios. O facto de um profissional estar fisicamente distante de uma equipa pode fazê-lo sentir-se muito isolado e alienado da dinâmica da própria empresa.

Por isso, sugerimos que quem pondera transitar para o trabalho remoto, siga estas recomendações, de forma a conseguir desfrutar ao máximo da nova rotina e a manter bons níveis de produtividade:

1. Conheça qual é a política de trabalho remoto da sua empresa

Se está inserido numa organização, é importante perceber que apoio tem para trabalhar à distância. Perceba que recursos e serviços a empresa coloca à sua disposição e se tem de fazer algum tipo de investimento a título individual.

Falamos, por exemplo, de ferramentas digitais, softwares específicos, acesso a uma VPN para aceder à rede interna da empresa a partir de casa, um monitor, uma cadeira ergonómica, etc.

As políticas variam muito de empresa para empresa e, por isso, é fundamental conhecer as regras do jogo antes de decidir trabalhar remotamente.

No caso da iad Portugal, todas as ferramentas e recursos necessários à atividade de mediação imobiliária estão inteiramente assegurados!

2. Acredite nas suas competências e nas da sua equipa

Se gere uma equipa à distância, não se esqueça de um aspeto muito importante: o acompanhamento de todos os membros que a compõem. Faça pontos de situação semanais, vá acompanhando os projetos principais e mostre-se sempre disponível para apoiar a sua equipa.

3. Mantenha-se sempre contactável

O trabalho remoto também requer que se esteja sempre contactável. Por isso, garanta que tem as notificações ativas e o telemóvel com bateria. Em caso de haver alguma situação urgente, terá de estar pronto para reagir de imediato.

Se, por outro lado, precisar de algum tempo off para se focar num determinado projeto, avise a sua equipa e peça aos seus colegas para que não o perturbem durante um certo período. A comunicação, aqui, é a chave!

4. Respeite as pausas e o horário de trabalho

Não se admire se, a certa altura, fizer 12 horas seguidas de trabalho. Quando se trabalha remotamente, é fácil perder o Norte. Por isso, obrigue-se a parar, a fazer várias pausas durante o dia e não trabalhe mais do que o necessário.

Estabelecer um limite não só o vai obrigar a ser mais rigoroso e produtivo nas horas devidas, como também vai ser muito importante para o afastar de potenciais cenários de burnout e de ansiedade extrema.

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5. Melhore o planeamento e a definição dos seus objetivos

O trabalho remoto exige mais rigor e compromisso no que toca ao planeamento de uma semana ou de um dia de trabalho. Por isso, estabeleça os seus objetivos e não se esqueça de que estes devem sempre ser realistas (para evitar sentimentos de frustração desnecessários), mas também algo ambiciosos.


6. Faça da tecnologia a sua melhor aliada

A tecnologia vai ser a sua principal ponte de ligação com a sua empresa, os seus colegas e os seus clientes. Por isso, é importante que esteja totalmente à vontade com ferramentas digitais e que trate a tecnologia por “tu”.

7. Não perca a motivação!

Por fim, saiba que os seus níveis de motivação vão, provavelmente, sofrer algumas oscilações. É importante acionar os mecanismos certos para as alturas em que não está tão motivado.

O mesmo acontece com a sua equipa. Sugerimos que continue a organizar convívios e atividades presenciais, de forma a fortalecer os laços entre todas as pessoas, a cativar e a reter novos talentos.

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